" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Estudos Bíblicos 
 
Mantendo o Santuário
Deus solicitou a construção do santuário para habitar no meio de Seu povo,A comunhão era o foco de sua construção.Por isso ele deveria ser contruído com oferas e mantidos com o dízimo,que eram recursos destinados  a Ele.Com o fim do sistema sacrifical do velho Testamento a nova aliança no sangue de Cristo é chamada de evangelho e a igreja é encarregada  de sua pregação,sendo um canal de comunhão e relacionamento entre Deus e o homem.Por isso ela se torna depositária dos dízimo e ofertas que pertencem a Deus e os utiliza para cumprir sua missão ao mundo.Vejamos a seguir a forma estabelecida por Deus para a manutenção de Sua obra para a pregação evangelho.

1- Qual foi o plano de Deus para a construção do santuário? Êxodo 25:2 e 8
Fala aos filhos de Israel que me tragam ____;de todo homem cujo ____ o mover para isso,dels recebereis a minha oferta.
Desde que Moisés recebeu as orientações de Deus para a construção do santuário,o Senhor apresentou um plano para sua manutenção e do sacerdócio,baseado na fidelidade sistemática da nação nas doações de ofertas.Dessa maneira,o santuário foi construído e mantido ao longo dos séculos.

2- Além das ofertas o que mais Deus pediu para os Israelitas? Numeros 18:21-24
Aos filhos de Levi,dei os ____ .
Os dízimos foram designados por Deus exclusivamente para a manutenção dos sacerdotes "levitas",que deveriam dedicar-se integralmente ao ministério sacerdotal.

3- Que personagem do Antigo Testamento são destacados em relação aos dízimos? Gênesis 14:18 e 20; 28:20 e22 (Marque V ou F)
(   ) Eli e Acabe           (   ) Abraão e Jacó            (   ) Saul e Golias
Na experiência de Jacó está a essência do plano do dízimo.Ele não possuía e propôs uma sociedade com Deus na qual a fidelidade seria uma resposta a benção do Senhor.Ou seja,Deus nunca pede nada sem primeiro dar.É Deus quem cria todas as condiçõ para que o ser humano adquira bens (Dt 8:17).Qualquer dádiva do ser humano sempre será uma resposta à benção divina.

4- Qual é a visão víblica sobre a manutenção da obra da pregação do evangelho? Mateus 3:10; 1 Coríntios 9:13 e 14
Trazei todos os ____ a ____ do tesouro.Assim ordenou também o ____ aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho.
Foi o próprio Deus quem declarou Seu direito sobre o dízimo (Lv 27:30), e através desses recursos era Seu propósito estender as bênçãos do evangelho a todo mundo (Mt 24:14).Através da dedição integral à pregação do evangelho,Deus tem edificado Sua igreja em todos os tempos.Por isso,o Novo Testamento confirma o destino do dízimo para o ministério.

5- O que acontece quando não devolvemos a Deus o que Lhe pertence? Ageu 1:6 e 9;Malaquias 3:8 e 9 (Marque V ou F)
(   ) Somos abençoados            (   ) Não faz diferença            (   ) As bençãos são retidas.
As bênção de Deus não podem repousar sobre um coração egoísta.Com a entrada do epcado, o egoísmo passou a ser natural ao ser humano,e somente o reconhecimento da dependência de Deus é capaz de quebrar esse princípio pecaminoso originado na queda.Ao devolver os dízimos,reconhecemos a Deus como Criador e proprietário de todas as coisas (Sl 24:1; 50:10-12).Ao Lhe dedicarmos as ofertas.O reconhecimento como redentor.

6- Qual é o plano de Deus para as ofertas? Deuteronômio16;17; 2 Coríntios 9:5; 1 Coríntios 16:2 (Marque V ou F)
(   ) A oferta deve ser proprocional,voluntária e planejada.
(   ) A oferta deve ser de acordo com o apelo emocional.
(   ) A oferta deve ser regular e sistemática.
O plano de ofertas,de acordo com o modelo bíblico,é chamado de pacto,no qual o adorador define uma porcentagem de seus rendimentos como oferta dedicada ao Senhor.Através das ofertas,o cristão demonstra um coração generoso e agradecido,diante das bênçãos recebidas de Deus.


Compromisso de Fé:
(   ) Aceito a soberania de deus sobre a minha vida.
(   ) Aceito o convite divino para administrar os bens a mim concedidos.
(   ) Decido devolver a Deus um dízimo fiel e ofertas voluntárias.